Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

208-389x295

Você com certeza já ouviu falar em seus treinos do famoso CORE. Mas a questão é: você sabe o que é? NÃO? Então vamos te explicar.

O Core é o nome que damos ao grupo de músculos que rodeiam o nosso centro de gravidade, que é a região próxima ao umbigo, formada por 29 pares de músculos, que tem como função suportar o complexo lombo-pelvico-quadril, para que possa estabilizar a coluna vertebral, pelve e a cadeia cinética durante os movimentos funcionais, localizando-se nas regiões abdominais, lombar, pelve e quadril.

Estes músculos são responsáveis pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo. Por esta razão, é muito importante que todos tenhamos nosso Core fortalecido e estabilizado, pois trabalhar bem este conjunto de músculos é fundamental para a manutenção da funcionalidade e para a prevenção de lesões. É uma região que realiza a estabilização de quase todos os movimentos e caso ela esteja instável ou “fraca”, teremos padrões alterados de movimentos.

Os músculos do core podem ser divididos em dois grupo: locais e globais. 

LOCAIS: Estes, são responsáveis por gerar a estabilização antes que ocorra o movimento, são recrutados por alguns milésimos de segundos antes que ocorra o recrutamento dos demais músculos, que são os globais. 

GLOBAIS: São recrutados após os músculos locais terem gerado a estabilização necessária de todas as estruturas não contráteis, para que o movimento possa ocorrer com eficiência e sem a presença de dor, são responsáveis pelo auxílio na realização de praticamente todas as atividades do dia-a-dia.

Os benefícios de ter os músculos do Core fortalecidos são:

– Aumento do desenvolvimento de potência: Ter o CORE forte permitirá que mais potência seja gerada e transferida através da cadeia cinética.

- Aumento da eficiência e da estabilidade: Através do fortalecimento do CORE, conseguimos uma plataforma estável, permitindo assim movimentos eficientes e temos mais potência em nossos membros.

- Melhora do equilíbrio: O CORE forte deixa o nosso equilíbrio estável, mantendo a nossa coluna e pelve estabilizadas quando realizamos movimentos com os nossos braços e pernas.

- Risco de lesão menor: Músculos fortalecidos são capazes de executar melhor e com mais força os movimentos, causando menos estresse nas extremidades do nosso corpo.

- Melhora de adaptações neurais: o treinamento do nosso CORE causa a ativação mais rápida do nosso sistema nervoso, tornando a sincronização das unidades motoras melhoradas.

Agora que você aprendeu a importância destes músculos tão falados, treine-os e verás a diferença na execução dos exercícios e nos movimentos realizados diariamente.

INSTAGRAM