Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

Panturrilhas

Você sabia que a panturrilha, é considerada o segundo coração do corpo? 

Mais conhecida como “batata da perna”, e tem como principais músculos o gastrocnêmio e sóleo. 

Esses músculos, além de serem responsáveis pela postura e pelo equilíbrio, também desempenham a função de bomba muscular do retorno venoso, fazendo com que o sangue retorne contra a gravidade em direção ao coração. Devido a essa contribuição, a panturrilha é chamada de “coração venoso periférico”. Para que esse músculo realize com eficiência a função de bombear o sangue e favoreça a circulação – afinal ele é responsável por 70% do trabalho de retorno do sangue ao coração – ele precisa ser fortalecido, pois também é bastante exigido em exercícios como andar, correr, subir escadas ou pedalar. Então, fortalecê-lo e alongá-lo é muito importante para manter suas funções. Além disso, exercitar a panturrilha auxilia nos tratamentos e prevenção de problemas circulatórios, como trombose, varizes e câimbras. 

Trombose:  A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

Varizes: são veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. 

Caimbras: A câimbra é uma contração rápida e dolorosa de um músculo que pode afetar qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente a panturrilha e a parte de trás da coxa. Geralmente, as câimbras não são graves e surgem após fazer exercício físico intenso, devido à falta de água no músculo. No entanto, também podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia, por exemplo. Assim, quando a câimbra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clinico geral para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento adequado.

Dado isso, não há o que discutir da importância da prática da atividade física regularmente, em nome da sua saúde, pratique hábitos saudáveis! 

Bons treinos! 

Cau Saad 

INSTAGRAM