Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

DIABETES ATIVIDADE FISICA-04

Existem alguns tipos de diabetes, sendo os mais comuns o tipo 1, tipo 2 e o gestacional. Ambos têm como consequencia a hiperglicemia, aumento da concentração de açúcar no sangue.

No tipo 2, a insulina é produzida porém não age de forma adequada sendo necessário medicamento para adequar sua ação. 

No tipo 1, que é auto imune, não ocorre a produção de insulina, ou seja, o indivíduo precisa aplicar insulina de forma exógena. Essa aplicação pode ser realizada por seringas, canetas ou até mesmo por bombas de insulina.

Na gestacional, a mulher apresenta essa hiperglicemia pela primeira vez durante a gravidez e normalmente após o nascimento do bebê os níveis voltam ao normal mas com sérias chances de vir a apresentar esse quadro no futuro.

O mais interessante é que a atividade física, quando praticada regularmente e bem orientada tem papel fundamental no tratamento de qualquer um dos tipos descritos acima, juntamente com alimentação adequada e insulinoterapia.

Os diabéticos devem dar preferência a alimentos integrais de baixo índice glicêmico para facilitar o controle das glicemias.

Por se tratar de uma doença crônica, é essencial uma mudança de estilo de vida, inserindoo exercicio  no mínimo quatro vezes na semana, sempre tomando cuidado com as oscilações glicêmicas (hipoglicemia e hiperglicemia) que devem ser monitoradas pelo próprio individuo.

Com essas alterações no estilo de vida é muito provável uma redução significativa na dosagem de insulina (no tipo 1) e até mesmo a retirada do medicamento (no tipo 2) além de promover os inúmeros benefícios da atividade física, como bem-estar, aumento da autoestima, disciplina, redução de peso entre outros.

Sendo assim, você que é diabético não tem desculpa para ficar parado, vamos treinar!!!

Escrito por Gabriela Arantes

INSTAGRAM