Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

a-bola-oval-e-o-espc3adrito-do-esporte

Treino funcional para atleta de Rugby

Antes de iniciarmos o texto, darei uma breve explicação do que é o treinamento funcional:

É um método de treino mais dinâmico que os treinos convencionais e caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Dessa maneira, o foco passa de um grupo muscular isolado para o todo. 

Levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, puxar, girar, pular e correr, associado a variações de treinamento , estaremos trabalhando as capacidades físicas como a força muscular, flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, agilidade, coordenação motora e o equilíbrio. 

O treinamento funcional auxilia também na recuperação e prevenção de lesões. 

O fato de trabalhar diversos exercícios dinâmicos, com mais de duas capacidades físicas ao mesmo tempo, leva o atleta a conhecer e dominar melhor o seu corpo.

A modalidade rugby requer um nível de resistência alta em todas as posições. Na hora do elevador, scrum e do tackle, o jogador tem que estar com o core bem contraído, distribuindo a força  entre os membros inferiores e superiores, buscando  um equilíbrio estável, levando a dificultar a sua queda. Neste momento conhecer o seu próprio corpo é essencial para não se machucar seriamente.

Para um atleta ser completo no jogo, além de estar com uma técnica boa, a performance física conta muito. 

Desta forma, é necessário que o jogador apresente o desempenho e disciplina, mostrando que consegue fazer combinações de movimento que exige velocidade, agilidade e controle do seu corpo.

INSTAGRAM