Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

713fcf_ff5d0e2084c44ba8af7a161f13ceab2c-mv2

Com a chegada da idade, a mulher começa  a perceber algumas transformações em seu corpo, mas desconhece a razão dessas alterações.

Anos antes à menopausa, os ovários começam a funcionar com menos eficiência devido a uma esclerose fisiológica nos vasos ovarinos, a mesma também conhecida como a ultima menstruação  da mulher, quando os ovários deixam de produzir óvulos e as menstruações começam a cessar gradativamente, interupções essas que começam a ocorrer em mulheres entre 40 e 52 anos, em casos  que ocorram antes deste período é considerada prematura, podendo ser causado por hereditariedade, por distúrbios do mecanismo imunológico.

Os sintomas mais comuns durante o período da menopausa são: ansiedade, fogachos, suores noturnos, menstruações irregulares, irritabilidade, tontura, mudanças de humor, depressão, dores de cabeça, insônia, dores articulares e musculares, aumento do IMC.

Não são todas as mulheres  que sofrem com essas alterações, esses sintomas podem desaparecer com o tempo, contudo durante o período da menopausa as mulheres podem conviver com eles, desde que esses sintomas não afetem a sua qualidade de vida. Estudos apontam que a pratica de atividades físicas regulares, minimizam os efeitos causados durante o período da menopausa, e de maneira geral, as mulheres relatam uma melhor qualidade de vida.

Claudete Lopes

INSTAGRAM