Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

Dicas

Aí vão algumas dicas que vão fazer diferença no seu dia-a-dia, além de respostas para antigas dúvidas!

Selecione abaixo, um
assunto do seu interesse:

Legumes e Verduras

ABOBRINHA: Formada por aproximadamente 94% de água, é um dos vegetais com menos taxas calóricas existentes. Fonte de vitamina A e C alem de folato, que ajuda no tratamento de determinados tipo de anemia.

ALCACHOFRA: Rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, a alcachofra reúne quantidades interessantes de folato, vitamina C e potássio. Não contem muitas calorias, mas deve ser consumida com cautela por pessoas com sensibilidade, pois pode causar reações alérgicas facilmente.

ALFACE: Dotada de excelente quantidade de fibras e com poucas calorias, e’ um item indispensável em dietas de emagrecimento. Prefira consumi-la ao natural ou apenas com azeite e limão, evitando molhos gordurosos.

ALHO: Alimento altamente benéfico para a nossa saúde. Detentor do poder de diminuir a hipertensão e os níveis de colesterol do sangue, o alho tem propriedades antiviroticas e bactericidas, prevenindo e ou combatendo infecções. E’ ainda eficiente na proteção contra alguns tipos de câncer e na congestão nasal.

BATATA INGLESA: Altamente nutritiva, ao ser consumida com a casca. Fonte de amido, carboidratos e fibras, alem das vitaminas C e B6 e potássio.

BATATA DOCE: Excelente fonte de betacaroteno, que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Fonte rica de amido e apesar do gosto adocicado, fornece quase a mesma quantidade de caloria das outras batatas.

BERINJELA: Dotada de poucas calorias e com a vantagem de proporcionar uma grande sensação de saciedade; prefira consumi-la grelhada ou assada.

BETERRABA: Grande fonte de folato e de vitamina C, a beterraba e’ um alimento de poucas calorias. Sua parte mais nutritiva, entretanto, são as folhas, bastante ricas em potássio, vitamina C, cálcio, ferro e betacaroteno, que podem ser cozidas e servidas da mesma forma que o espinafre. Dentre os vegetais, e’ um dos que possuem maiores índices de açúcar.

BROCOLIS: Ótima fonte de vitamina C, A e folato, o brócolis tem quantidade significativas de proteína, cálcio, ferro e outros minerais. Rico em bioflavonoides (elemento que trabalha junto com a vitamina C, para fortalecer os tecidos capilares e conjuntivos). Pouco calórico e alto teor de fibras.

CEBOLA: Ajuda a reduzir taxas de colesterol, aumenta a capacidade de coagulação do sangue e melhora a pressão arterial. Tem efeito antibacteriano, que pode prevenir infecções superficiais.

CHUCHU: Alto teor de fibras, e’ uma ótima fonte de minerais como magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ferro.

COUVE: Rico em betacaroteno, vitaminas C e E, alem de ferro, acido fólico, potássio e cálcio, a couve assim como brócolis, contem bioflavonoides.

COUVE-FLOR: Com altas doses de vitamina C e rico em potássio e folato, a couve-flor desfruta de poucas calorias e muitas fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

ESPINAFRE: É fonte de diversos nutrientes valiosos, como antioxidantes e bioflavonoides, e rico em betacaroteno e luteína, que ajuda a prevenir a degeneração ocular. Rica também em vitamina A e C e fornece boas quantidades de folato e potássio.

MANDIOCA: Excelente fonte de carboidrato, cálcio, fósforo e vitamina C.

NABO: Rico em fibras e detentor de poucas calorias, o nabo fornece compostos suforosos que ajudam a proteger nosso organismo contra certos tipos de câncer. Rico em vitamina C, potássio e cálcio.

PEPINO: Pouco calórico e com bastante fibra, o pepino tem pouca quantidade de folato e vitamina C. O suco de pepino é muito utilizado no campo estético, desde mascaras faciais a cremes e loções.

PIMENTAO: Boa fonte de vitamina A e C, o pimentão é pouco calórico e fornece substancias como ácidos fenólicos, esterol vegetal e bioflavonoides.

PIMENTA: Alem de ajudar a aliviar na congestão nasal, e’ útil na prevenção de formação de coágulos sanguíneos, que podem causar ataques cardíacos ou derrame cerebral. Fonte de vitamina A e C e antioxidante, contem substancias que previnem a formação de células cancerígenas.

QUIABO: Rico em amido, o quiabo apresenta teor de folato e fornece vitamina A e C, potássio e o chamado “eletrólito”, que ajuda a manter o equilíbrio de líquidos no organismo, auxiliando na transmissão dos impulsos nervosos.

REPOLHO: Pobre em calorias, e ótima fonte de vitamina C e de fibras, ajuda a prevenir o câncer de colón e os tumores malignos causados pelo estrogênio, o repolho auxilia na cicatrização de ulceras pépticas, ou seja, ulceras no estomago, intestino duodeno, junção do estomago com intestino delgado.

TOMATE: Cru ou cozido seu consumos fornece vitamina A e C, folato e potássio. Alem disso, tem uma substancia que chama licopeno, que e’ antioxidante e ajuda a proteger de alguns tipos de câncer. Para homens, comer tomate com alguma regularidade ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata.

VAGEM: Uma porção de 100 gramas de vagem cozida fornece um quarto das necessidades diárias de vitamina C, rica em acido fólico e tem pequena quantidade de ferro.

INSTAGRAM