Web AGENDA CAU JANEIRO REDUZIDA
CIRCUITO +

BLOG

Mais Curiosidades da Aromaterapia

maio 28

aromaterapia (1)

1 – A palavra aromaterapia foi criada nos anos 20 pelo químico francês René Gattefossé. O interessante é o fato de ter surgido em conseqüência de um acidente em que o químico, ao queimar uma das mãos no laboratório, instintivamente, mergulhou-a no primeiro líquido que viu à sua frente. O alívio foi imediato e, a cicatrização muito rápida. O líquido era óleo essencial de lavanda. Estava descoberta a aromaterapia.

2 – Quando os óleos essenciais são abundantes nas células de certas madeiras, como o sândalo, cujas raízes e lenho proporcionam quase 61% do seu óleo, seu aroma mantém-se inalterado por muitos anos, mesmo se essas madeiras forem reduzidas a pó posteriormente.
Por isso o óleo de sândalo além de servir para curar certas doenças, é um exelente fixador de perfumes.

3 – Divindades e Perfumes : Na Grécia Antiga, dizía-se que os deuses em muitas ocasiões, untavam-se com perfumes, que ao gotejarem a terra, caíam sobre flores e plantas dando-lhes aromas maravilhosos.

4 – Você sabia que o tratado mais antigo sobre perfumes foi escrito na Grécia, em 323 a.C., por Teofrasto, um grande perito em botânica, que sucedeu Aristóteles à frente do famoso Liceu Ateniense. Intitulava-se “Tratado Sobre os Odores” e que até a Idade Média foi considerado o texto básico da perfumaria, pois apresentava uma lista de todas as plantas das quais era possível extrair os óleos aromáticos, e explicava como trabalhar as especiarias?

5 – Patchouli. Símbolo dos hippies nos anos 60, exótico, afrodisíaco, marcante, inconfundível. Esse componente de muitos perfumes de rara fragrância tem inúmeras utilidades terapêuticas, como : antídoto contra picadas de mosquitos e cobras venenosas, repelente de traças, combate a acne e algumas micoses cutâneas, ajuda nos tratamentos de ansiedade e depressão.

6 – Com aproximadamente 330kg de folhas secas de patchouli, consegue-se extrair 1kg de óleo essencial, que se obtém por destilação.

7 – Você sabia que Napoleão Bonaparte, mandou confeccionar um frasco especial que pudesse incerir na bota de seu uniforme militar e, que enchiá-o com Água de Colônia para poder perfumar-se mesmo no campo de batalha? Isso é que é vaidade! Ainda dizem que apenas os homens modernos são vaidosos.

8 – O máximo de refinamento para um grego dos séculos V e IV a.C. era freqüentar os banhos públicos ( como os romanos fariam séculos mais tarde ). Depois da imersão em uma grande banheira cheia de água quente, untava-se com um ungüento aromático diferente para cada parte do corpo.

9 – O morango utilizado na perfumaria não é o mesmo fruto carnudo, grande e vermelho das sobremesas. Em perfumaria utiliza-se o morango silvestre e, geralmente, junto com outros frutos vermelhos como groselha e framboesa, por isso a indicação “frutas vermelhas”.

10 – Você sabe o quê é Manteiga de Cupuaçu?
Resposta : O cupuaçuzeiro é uma planta originária da Amazônia e, pode viver por até 80 anos, alcançando até 20 metros de altura. Apesar de citado no exterior apenas como mais uma espécie exótica da Amazônia,
suas peculiaridades já estão fazendo com que seja plantada em escala industrial para suprir a demanda que cresce a taxas muito mais elevadas do que o extrativismo de plantas nativas pode suprir. O fruto considerado como um dos mais nobres da floresta amazônica, tem cerca de 20cm de comprimento e cerca de 30kg, contendo de 30 a 40 sementes. Da polpa faz-se doces, sorvetes, cremes, mouses, etc…, das sementes extrai-se uma fração lipidica nobre denominada manteiga de cupuaçu, que possui propriedades singulares de absorção de água, fato este que lhe rendeu o nome de “lanolina vegetal”.
A Manteiga de Cupuaçu possui uma capacidade de absorção de água cerca de 240% superior a lanolina anidra, age sobre o tecido humano formando uma película protetora que impede a evaporação de água da pele e tem efeito cicatrizante. Possui aplicação em todo tipo de cosmético nos quais toque sedoso, hidratação prolongada e suavidade, sejam características fundamentais.

11 – Na França do século XVI, o ato de tomar banho lavando todo corpo com água e sabão, era considerado um luxo, praticado uma vez por ano, por isso os perfumes, que disfarçavam os maus cheiros, tinham tanta importância.

12 – Na Roma Imperial ainda não haviam inventado o sabonete, e os cidadãos mais endinheirados tinham o costume de ir às termas uma vez por dia, sendo as mulheres pela manhã e os homens do entardecer por diante. Pagava-se 2 asses ( a metade de 1 sestércio ), cerca de 3 a 4 dólares atuais. Depois de passarem pelos vestiários, saiam com um pequeno pedaço de pano enrolado na cintura, passavam por uma sala chamada de TEPIDARIUM, com uma piscina de água quase fria, em seguida entravam no CALIDARIUM, onde tomavam um banho bem quente e, depois iam direto para o FRIGIDARIUM, onde tomavam banho gelado, dali, iam repousar num local chamado LACONICUM, onde o ar era muito quente e seco. Depois repetia-se tudo de novo. Com a transpiração obtida, conseguia-se uma limpeza profunda, e com azeite, que os escravos lhes friccionavam em todo corpo, limpavam e hidratavam a pele. Finalizavam tudo com muitas misturas perfumadas, principalmente com rosa e álamo, rosa e mirra ou rosa e pinheiro. Iam então para um local onde sentavam-se e conversavam enquanto completavam o relaxamento. Eles inventaram o spa urbano?

13 – Você sabia que a casa de perfumes mais antiga do mundo foi fundada em Londres em 1799, e que seu fundador o jovem James Atkinsons, começou vendendo de casa em casa uma gordura de urso perfumada de rosa, para fixar os bigodes?

14 – A denominação “nariz” dentro da perfumaria, é a pessoa que é treinada para ter uma capacidade olfativa extremamente desenvolvida, como um compositor, que necessita treinar os ouvidos. Os narizes são os criadores dos perfumes e, em seus laboratórios contam sempre com um grande móvel cheio de pequenos frascos com fragrâncias diferentes, esse móvel é chamado de órgão, pois as diferentes essências devem harmonizar-se como notas musicais. Compõe-se um perfume da mesma forma que compõe-se uma música, nota por nota, e pode-se levar horas, dias, semanas ou meses. Portanto, perfumistas, ou melhor dizendo “narizes” e compositores, tem muita coisa em comum.

15 – Você sabia que o âmbar, essa matéria prima muito comum em perfumaria, se deriva da secreção intestinal dos cachalotes, que é expelida naturalmente e que depois de flutuar na água se condensa em blocos porosos compostos por cristais e são recolhidos pelos pescadores na costa de Madagascar, Ilhas Molucas ou na Groelândia?

16 – O conhecido alecrim, da família das labiadas, além de ser um ótimo tempêro para carnes, tem seu óleo essencial muito utilizado na aromaterapia, bom para combater hipotensão, fadiga mental, distúrbios nervosos, dores musculares ou reumáticas. É estimulante e revigorante, mas foi também um dos ingredientes do primeiro perfume alcoólico do mundo, conhecido como água da rainha da Hungria. Você sabia?

17 – Em 1849, com a abertura de um pequeno laboratório em Grasse na França, o jovem químico Molinard marcaria o fim da perfumaria artesanal e inauguraria a era da perfumaria industrial.

18 – No Islã , desde os tempos de Maomé, valiosas substâncias aromáticas sempre foram utilizadas para se obter prazer para o corpo e para o espírito, o próprio Maomé era um apreciador de perfumes. Dentre os mais usados em seu tempo, podemos citar o Mendesium, à base de canela, o Egiptium, à base de cálamo e o Qandi, feito de açucena, mas também a rosa, o jasmim, o sândalo, a mirra, a hena, o nardo e o âmbar-cinza eram muito utilizados, sendo o nardo, o mais valioso na época, e o âmbar-cinza, o mais apreciado pelos reis e príncipes, que o trocavam entre si como presente em sinal de bom augúrio.

19 – Você sabia que a Eau de Cologne 4711, durante anos foi utilizada como tônico revigorante e, que foi Napoleão Bonaparte, em 1810, quem a fez se transformar em perfume? Sua fórmula, até hoje, é um dos segredos mais bem guardados da perfumaria, como a fórmula da coca-cola é para os refrigerantes.

20 – Existem cerca de 10 espécies de mangericão no mundo. Muitos pratos típicos do Mediterrâneo utilizam o mangericão como tempêro. Suas propriedades curativas são o combate a picadas de insetos, elixir digestivo, ajuda na cura de resfriados e alivia a bronquite, também ameniza a fadiga mental e a tensão nervosa. É utilizado na fabricação de bebidas e perfumes. No caso, para perfumes mais intensos, as folhas do mangericão não podem ser cortadas suavemente com uma tesoura, mas sim arrancadas com força. No antigo Egito, as folhas secas do mangericão, era um dos principais componentes que compunham o bálsamo utilizado para a mumificação.

21 – Você sabia que a Amazônia é o mais importante ecosistema do mundo, que abrange 9 países da América do Sul, incluindo 61% do território brasileiro ?

22 – Você tem idéia de quantas espécies vegetais são encontradas na Amazônia ? Estima-se algo em torno de 30 milhões, mas apenas uma pequena porcentagem foi estudada até o momento.
Esta riqueza incalculável vem sendo destruída sistemáticamente pela indústria madeireira, que se fosse mais esperta, ao invés de explorar toda madeira, investiria no plantio sustentável de espécies com fins madeireiros e ampliariam seu ramo de atividades na exploração controlada e sustentada dessa biodivercidade fabulosa que encanta todo mundo e é fundamental para a sobrevivência do planeta.
O número de espécies vegetais é tão grande que não se tem idéia de quantos benefícios poderia trazer para a humanidade em termos nutricionais, farmacêuticos e cosméticos. Toda essa riquesa seria muito mais rentável e lucrativa que toda madeira que ela pode nos oferecer e, sem precisar destruir a mata. Será que eles vão acordar a tempo ?

23 – A Lavanda. Você sabia que ainda hoje, na costa mediterrânea, a espiga da lavanda é considerada um amuleto para atrair prosperidade, fecundidade e riqueza.

24 – Os astrólogos dizem que a lavanda cria uma aura que irradia magnetismo, tanto nas coisas como nas pessoas com as quais entra em contato.

25 – Dizem os astrólogos, que a menta ( hortelã ), estimula as atividades cerebrais e desenvolve a memória dos desmemoriados e dos estudantes que dão o famoso “branco” na hora de uma prova. Portanto, uns dias antes de fazer algum exame, procure tomar algumas xícaras de chá de hortelã fresca, estilo Chá Marroquino, além de ser muito gostoso, deixará sua memória afiadíssima.

26 – Ao Comprar um perfume : Se é mulher, nunca faça a escolha no período mestrual, pois o grau de acidez da pele pode estar diferente do habitual e, reagirá de forma diferente com o perfume, alterando sua fragrância.
Se estiver resfriado ou com febre, sua escolha também será prejudicada.
É muito importante que quando for escolher um perfume, a pessoa esteja calma e feliz.
A escolha deve ser bem orientada. Informe ao atendente que tipo de fragrância deseja ( amadeirada, cítrica, floral, marinha, exótica ), isso facilitará as opções que lhe serão oferecidas, evitando que lhe mostrem muitas variedades, o que acabaria atrapalhando sua escolha.

27 – Porque você usa um perfume ?
A : Para sentir-se sempre com aquele cheirinho de limpeza.
B : Por que ganhou de presente e quer agradar o companheiro ou a companheira.
C : Viu a propaganda do último lançamento e quer estar na moda da perfumaria.
D : Ou você faz parte do grupo dos loucos por perfumes e sente um grande prazer no ritual de comprar uma fragrância nova, ou de repetir a compra do seu inseparável cheiro preferido.

28 – Na linguagem das flores, as violetas significam “penso em você e sinto sua falta”.
Dentre as 400 espécies existentes, apenas de uma, a Viola Odorata, extrai-se o perfume romântico e feminino que tanto agrada as mulheres maduras.


Comente

comentarios:

INSTAGRAM